segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pangéia, primeiro continente e suas fragmentações

''Olá pessoal que acompanham a aDSC Astrônomo's, hoje eu vim falar de algo um pouco diferente da astronomia, a PANGÉIA tem mais haver com geografia. Mas nem todos sabem que nascemos  do mesmo continente no passado, o assunto tem haver com desenvolvimento do nosso planeta, e o nosso planeta tem haver com a astronomia, pois a astronomia é aqui !''

A Pangéia foi o primeiro continente que existiu quando a Terra ainda estava em formação, que existiu a 200 ou 540 milhões de anos, durante a era Paleozoica segundo os relatos. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos, e exprime a noção de totalidade, de universalidade formando um único bloco de terra, talvez seja esse um dos motivos para o nosso planeta ser chamado de Terra, mesmo sendo composto de 70% de água

                                       planeta Terra composto de apenas um continente: a Pangéia


Passaram-se milhões de anos até que a Pangéia se fragmentou dando origem a dois megas continentes: Gondwana e Laurasia, esta separação ocorreu lentamente e ocorreu deslocando sobre um subsolo oceânico e basalto.

O supercontinente Gondwana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do hemisfério sul, incluindo a Antártida, a América do Sul, África, Madagascar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia e Nova Caledônia .



O supercontinente do Norte Laurásia incluía os continentes que hoje constituem o hemisfério Norte, Europa e Ásia no Norte.
   A teoria de que os continentes não estiveram sempre nas suas posições atuais foi sugerido pela primeira vez em 1596 pelo holandês Abrahan Ortelius, conhecido como pai do Atlas moderno.
Ortelius também é responsável pelo Theatrum Orbis Terrarum (1570) considerado o primeiro Atlas da Idade Modera uma obra desenhada a mão, com 139 mapas coloridos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário