segunda-feira, 16 de maio de 2016

Marte ficará visível em Maio

''O planeta marciano estará maior em sua aproximação com o nosso planeta, pois ficará em menor distância, evento que não acontece em 11 anos.''


  No próximo dia 30 de Maio, Terra e Marte estarão na posição mais próxima já registrada nos últimos 11 anos. A maior distância registrada no século entre ''planeta vermelho'' e o nosso foi em Agosto de 2003. Nesse dia, Marte ficará mais iluminado e poderá ser visto a olho nu.
  No final do mês, a distância entre os dois planetas será de 73,3 milhões de quilômetros. O número pode parecer alto, mas essa distância pode chegar até 400 milhões de quilômetros. Em 2003, foi registrada a menor distância em 60 mil anos; quando a marca foi de 55,76 milhões de quilômetros.
  O fenômeno acontece quando a Terra forma um alinhamento quase perfeito com o Sol e Marte, num fenômeno chamado de oposição afélica. ''Por estar mais distante do Sol, a orbita de Marte é maior que a da Terra. O tempo que Marte gasta para dar uma volta em torno da estrela é de aproximadamente dois anos terrestres'', afirma Renato Las Casas, coordenador do grupo de astronomia da UFMG (Universidade federal de Minas Gerais).



  Esse alinhamento acontece a cada 26 meses, mas como as circunferências da Terra e de Marte não são perfeitas, a distância entre os dois planetas no momento do alinhamento nem sempre é a mesma.
  O fenômeno irá acontecer novamente em Julho de 2018 com uma aproximação ainda menor que a deste: 57,3 milhões de quilômetros.




Fonte: Essas informações foram retiradas do site da UOL
           http://noticias.uol.com.br/
            Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário